top of page

Costumo dizer que  se eu tivesse várias vidas seria psicóloga em todas elas e estaria junto com a psicologia em qualquer lugar que ela se faça necessária.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

 Muito prazer, Marlene Brito!

Meu começo com a psicologia foi para além do que sonhei. De onde eu vim psicologia era coisa de gente que tinha fraqueza, que foi tomada pela loucura e ser psicóloga não tinha importância alguma. Não ousei sequer sonhar com psicologia, até que um dia uma coragem chegou e em 2002, busquei a graduação. Costumo dizer que se eu tivesse várias vidas seria psicóloga em todas elas e estaria junto com a psicologia em qualquer lugar que ela se faça necessária. Comecei na graduação com tanto encantamento que fui aprovada em uma seleção pública para atendimento clínico de pacientes em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde. Junto com essa prática e estudos da psicologia, busquei a formação em psicanálise. Essa formação ampliou minha experiência com clínica psicanalítica e a psicologia clínica. A psicologia como ciência e prática clínica me ensinou e me ensina sobre a diversidade humana, sobre o valor das diferenças com primazia de atenção para os afetos. Os afetos invadem a vida em todo lugar.

​

Em 2008 fui buscar no mestrado mais conhecimentos e caminhos para a prática clínica da psicanálise que já exercia e para aprofundar o saber sobre as famílias e seus afetos. Em 2010 me senti desafiada a continuar e iniciei o doutorado. Tive a oportunidade de submeter  meu projeto de tese doutoral para universidades de excelência  internacional, para sair da minha cultura. Escolhi a École des Hautes Études en Sciences Sociale em Paris/França por sua excelência em estudos sociais, que aqui destaco, por ter promovido uma experiência transformadora em minha vida. Mas não fiz nada sozinha, recebi apoio da CAPES com bolsa de estudo, para morar em Paris e desenvolver meus conhecimentos. Em 2011 e 2013 em Paris, participei de seminários e grupos de estudos com pesquisadores de diferentes países. Busquei conhecimento clínico com psicanalistas e discussão de casos. Retornei ao Brasil e em 2014 defendi a tese doutoral ecos do entrelace entre indivíduos, sexualidades e famílias.

 

A experiência que adquiri com doutorado dentro e fora do nosso país, com estudos no exterior, junto com a atuação na clínica da psicanálise no Brasil, fortaleceu a importância desses saberes como ciências humanas e me levou a ensinar psicologia e psicanálise para estudantes e psicólogas/os, para cursos de graduação e pós-graduação e programa de mestrado/doutorado. Em 2018 fiz o pós-doutorado em família e humanidades, ainda atenta à diversidade humana e aos afetos. São mais de 20 anos de estudos e 17 anos de experiência com a psicologia e psicanálise, clinicando. Tudo que aprendi me leva a olhar para a prática clínica e a exercê-la com busca de atendimento de excelência.

​

Hoje eu sonho com a psicologia, ela me ensinou a sonhar. Quero levar as ciências humanas, psicologia e a psicanálise  para  todo lugar que haja busca de vidas qualificadas. Quero passar tudo que aprendi para que a psicologia clínica seja exercida por psicólogas/os que possam realizar atendimentos de excelência!

@2025

Marlene Brito. Todos os Direitos Reservados.

bottom of page